Roedores

Os roedores são transmissores de doenças. Alguns possuem uma particularidade na composição da sua urina que contém uma proteína que desencadeia ataques de asma e outras reações alérgicas.

Ratos e ratazanas multiplicam muito rapidamente, com capacidade de duplicar as suas populações em questão de semanas, o que pode trazer danos significativos para qualquer instalação onde se encontrem. Outro perigo são os alimentos e outros materiais contaminados através dos excrementos que os roedores deixam para trás.

O controlo de praga de ratos e ratazanas é um assunto de extrema importância para a manutenção de espaços saudáveis e livres de doenças. Os roedores são responsáveis por elevados prejuízos materiais, por causarem danos nos edifícios, prejuízos sanitários, pela contaminação de alimentos e prejuízos de imagem.

Sinais de infestação

A presença de roedores pode ser identificada através dos seguintes sinais:

·        Roeduras - as marcas de roeduras geralmente são percetíveis nos locais de maior circulação dos roedores como rodapés, esquinas de móveis, caixas de papelão, recipientes de comida e até fios elétricos. As frutas e cereais também podem apresentar sinais de roeduras;

·        Manchas - ao se habituarem a um determinado lugar, os roedores geralmente fazem o mesmo trajecto do ninho até ao alimento, deixando sujidade e gordura pelo chão, paredes e móveis, tornando mais fácil a identificação do seu esconderijo;

·        Barulhos - os ratos emitem sons agudos, audíveis principalmente durante a noite. A existência de sons similares a passos humanos podem indicar a presença de roedores no telhado;

·        Pegadas - caso desconfie da presença de roedores, um simples teste poderá tirar a sua dúvida, espalhe um pouco de farinha num local estratégico e deixe lá durante um dia, se verificar marcas de pegadas, é provável que existam roedores por perto.

·        Odores – grandes infestações de roedores deixam um cheiro desagradável no ambiente. O odor mais comum é da urina dos ratos. Para além disso, na urina do rato podem estar os microrganismos causadores de enfermidades como a leptospirose. Outra possível explicação para o cheiro desagradável é ainda mais repugnante, podem haver bichos mortos, já em decomposição, escondidos atrás de um móvel.

·        Excrementos – os excrementos dos ratos geralmente se concentram debaixo de armários, atrás de geleiras ou em outros pontos próximos aos ninhos. Já os excrementos das ratazanas aparecem principalmente em jardins – perto de lixeiras, folhagens e montes de entulhos. Aliás, o acúmulo de lixo cria o abrigo ideal para os invasores. Sendo assim, mantenha os pátios e quintais sempre limpos.

·        Ninhos – os ratos são extremamente hábeis para se esconder de predadores. Por isso, eles preferem instalar o ninho em locais pouco movimentados, tais como garagens e porões.

Processo de controlo de pragas

O processo de eliminação desta praga implementado pela Control Plus é efetuado em 4 fases distintas:

·        Realização de uma visita pelos técnicos especializados ao local indicado pelo cliente;

·        Aconselhamento sobre as possíveis medidas a adoptar;

·        Aplicação de medidas de controlo físico, controlo mecânico e controlo químico;

·        Manutenção da situação e o controlo da praga no geral.

A Control Plus emprega uma gama de produtos fiáveis e seguros, que foram especialmente desenvolvidos para o controlo de pragas. Cada produto usado foi aprovado pelas entidades competentes moçambicanas.

 

Tempo de resposta

Caso tenha detectado a presença de roedores contacte-nos e evite a proliferação destas pragas. Resolvemos o seu problema de forma discreta e dentro do horário que lhe for conivente, com o nosso serviço personalizado de desratização.

Após a solicitação realizaremos uma visita, para analisar o local onde as pragas foram detectadas, no prazo máximo de 48 horas, para a Cidade e Província de Maputo e 72 horas para as restantes Províncias.